sexta-feira, 13 de abril de 2007

Zebras do futebol

Não é tão raro as “zebras” passearem no universo futebolístico. Resultados inesperados vivem surpreendendo os amantes do futebol. Sendo assim, é bom torcedores de Santos e São Paulo ficarem com os olhos bem abertos. Isso porque as “zebras” Bragantino e São Caetano apostam praticamente todas as suas fichas nas semifinais do Paulistão. A equipe de Bragança tem uma oportunidade única para comprovar seu ressurgimento no cenário do futebol paulista. Já o São Caetano pode apagar definitivamente a má impressão deixada no último Campeonato Brasileiro. No entanto, mesmo se jogarem tudo o que sabem, dificilmente essas equipes terão algum êxito nessa fase semifinal. Uma vitória sobre Santos ou São Paulo já será considerada uma tremenda “zebra”. O que dizer então de uma classificação para a final. É, eu sei, isso é inimaginável.
O futebol apresentado pelos pupilos de Muricy Ramalho e Luxemburgo tem sido de bom nível. Ninguém é capaz de duvidar da enorme superioridade dessas grandes equipes em relação aos seus adversários. Conseqüentemente, pensar em uma desclassificação antecipada de qualquer uma dessas agremiações é uma tarefa bastante difícil. Para se apostar em uma “zebra” nesses confrontos, é preciso ter muita coragem.
Situação semelhante acontece na final da Taça Rio. O favoritismo do Botafogo é claro. Ninguém arrisca dizer que a Cabofriense será a adversária do Flamengo na decisão do Campeonato Carioca. Em ambos os casos, aliás, creio que os admiradores do bom futebol devam estar torcendo para que os favoritos cheguem às finais. Ou alguém duvida que os confrontos Santos x São Paulo e Flamengo x Botafogo serão absolutamente espetaculares? Acho que não. Até porque esses são, atualmente, os melhores times do futebol paulista e carioca. Mesmo assim, tais equipes não devem subestimar seus compromissos. Tratar seus adversários com desdém talvez seja a única forma de se permitir o aparecimento das “zebras”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o novo visual do seu blog!!! de verdade muito bom!

Bjos

Marcelle

Leo Morato disse...

Nenhum desses times tratou seus adversários com desdém, só a imprensa cria o "já ganhou". Todas as mesas redondas de futebol falavam abertamente que a final do paulista seria São paulo e Santos. Não vi uma reportagem sequer que falasse do Cabofriense. A mania do jornalismo esportivo de se divertir brincando de mãe dinah e trabalhar pouco em cima de fatos, é o que cria as zebras. A preguiça dos jornalistas em estudar e investigar os times que irão disputar um campeonato é que cria as tais "surpresas". Toda vez que vai começar a Libertadores, só se ouve falar que quem vai disputar o título são os brasileiros, Argentinos e que os mexicanos podem surpreender, como se não existisse futebol de qualidade na colômbia, no paraguai, no equador, como se o Colo Colo não fosse vice-campeão da Sul-americana... Aí acontece um Once Caldas, uma final contra o Deportivo Cali, contra o Barcelona de Guayaquil, é "zebra".
Alguém tentou descobrir porque o Santo André caiu tanto de produção esse ano? Alguém foi ver o que o Bragantino fez para tentar se reerguer depois de 11 anos na segundona? Não existe zebra, existe desinformação por quem passa a informação.

Leo Morato disse...

Outra coisa que esqueci de falar...
A imprensa trata o São Caetano como se após a mote do Serginho, uma urucubaca tivesse se instalado no Anacleto Campanella e o time piorou. Simples assim. Agora o São Caetano é "zebra".

Anônimo disse...

Caro Léo,

Em nenhum momento falei que os grandes clubes menosprezaram seus adversários. Apenas disse que, caso isso acontecesse, essa seria a única chance de permitir o aparecimento das "zebras". Afinal, além de possuírem equipes mais qualificadas, Santos e São Paulo têm a vantagem do empate e a oportunidade de definir o confronto em duas partidas. Diante dessas situações, é difícil apostar que a final não seja entre essas duas grandes equipes, não concorda?
Entendi o seu raciocínio a respeito do termo "zebra", sem dúvida é um pensamento interessante. No entanto, só quero deixar bem claro que usei essa palavra apenas para designar um resultado que foge do esperado, OK?

Abraços.

Felipe

Mestre de obras disse...

Eu sou santista e isso não é segredo pra ninguém, mas o futebol é tão apaixonante exatamente por isso, um time inexpressivo como o Bragantino pode, em um jogo espetacular, tirar o Santos e ir para a final. O futebol é o único esporte que proporciona essas emoções, por isso é o mais popular do Mundo.