terça-feira, 22 de maio de 2007

Imortalizado, mais uma vez

Mil gols. Já parou para pensar como é difícil atingir essa marca? Sei que uns irão dizer: “Ah, mas o Baixinho considera gols não oficiais, marcados quando ainda não era profissional”. Concordo que os critérios utilizados pelo craque para atingir esse número são bastante questionáveis. Mesmo assim, acredito que a festa do Romário é válida. Por incrível que pareça, digo que ela é válida menos pela questão dos gols em si, e mais por representar uma outra forma de “imortalizar” o Baixinho. Em tempos em que se observa uma padronização do futebol, em que os discursos nessa área são praticamente os mesmos e em que dificilmente sobram espaços para inovações, o gol 1000 de Romário representa uma fuga a esses padrões.
Por outro lado, não discuto que os dias que antecederam o gol 1000 foram bastante cansativos; uma verdadeira novela que já estava se arrastando havia algum tempo. Até por isso a “grande festança” perdeu um pouco da sua graça. Todavia, não tenho dúvida que irei lembrar desse dia em um futuro distante. Me conforta saber que o próprio Romário concorda com as ressalvas feitas: sim, ele tem 1.000 gols, sendo X como profissional, Y como amador, etc. Aliás, ele sempre deixou bem claro que essa é uma marca pessoal; que essa é uma lista sua.
Essa é mais uma das razões que me fez afirmar que a história dos mil gols é, principalmente, mais uma forma de “imortalizar” o jogador. Quando, no futuro, lembrar desse marco, tenho certeza que irei recordar, em primeira instância, as jogadas geniais do craque (quem não se lembra daquele elástico no Amaral?), suas partidas memoráveis (como as da Copa de 1994) e, é claro, muitos gols. Não todos. Nem mesmo a maioria deles. Se lembrar uns 20, já estarei satisfeito. Até porque a quantidade de gols não será o único fator que nos fará lembrar do Baixinho. Talvez este nem seja o fator principal. Na realidade, ele será mais um fator dentre tantos outros.

4 comentários:

Pierrot le fou disse...

Belo texto!
Romário é craque mesmo, imortal. As pessoas riem do Romário, mas acho incrível um cara como ele, que surge com umas idéias loucas. Ninguém leva a sério no começo, todo mundo ironiza depois, mas depois todo mundo olha atentamente.
Essa questão de marca pessoal ou não, para mim é o que menos importa. Agora acho triste não ter sido no Maracanã, não ter sido em um jogo um pouco mais tradicional (com todo respeito ao Sport) e não ter sido televisionado para todo o Brasil.

Pierrot le fou disse...

Mas isso pode ser corrigido no próximo gol 1000: Túlio Maravilha ahhaha

Leo Morato disse...

gols Y =gols amadores = gols em treinos
Ou seja, o romário já deve ter passado dos 2 mil gols então!

Mestre de obras disse...

Também acho que Romário é um jogador genial. Acho legal ele considerar a marca dos mil gols, mas como o Felipe mesmo disse no texto, os gols são segundo as contas do baixinho. O que não me conformo é a mídia em geral comprar essa idéia e fazer tanto barulho. Se for assim, daqui alguns anos vou na Globo falar que tenho 999 gols também.