quinta-feira, 17 de maio de 2007

Seleção?

A seleção brasileira de futebol já viveu, sem dúvida, tempos mais gloriosos. Tempos recentes, inclusive. Tempos em que os treinadores da “seleção canarinho” convocavam, realmente, os melhores atletas do país. Analisando mais uma convocação do técnico Dunga, observo com clareza um processo que chamo de “banalização da seleção brasileira”. Algumas boas atuações em seu clube já são suficientes para certos jogadores conseguirem vestir a “amarelinha”. E detalhe: essas atuações, muitas vezes, acontecem no futebol da Rússia, Ucrânia, ou seja, em países que não representam à elite do futebol mundial.
Sei que muitos vão questionar: “então você é contra a realização de `experiências` na seleção brasileira?” De modo algum. Se um jogador não tiver uma chance de representar a seleção de seu país, jamais saberemos, obviamente, como ele encara a pressão de vestir a “amarelinha”. E os amistosos servem um pouco para isso. Entretanto, atletas chegam hoje à seleção brasileira sem jogar um futebol digno para tanto. Ou Doni e Jô tiveram atuações memoráveis em seus clubes para receberem a chance de defender o Brasil? Ao abrir “um leque de oportunidades”, o técnico possibilita a presença, na seleção, de jogadores que não possuem uma técnica das mais exuberantes. Podem discordar, mas acredito que Doni, Jô e Alex Silva ainda não fizeram por merecer uma chance na seleção brasileira.

7 comentários:

Leo Morato disse...

Acho errado se comportar como o Parreira que só chamava os caras dos grandes centros, onde é fácil acompanhar o campeonato. Mas também acho errado fazer como o Dunga, que não tem critério algum na sua convocação e chama qualquer um. Está claro que há alguns anos a convocação da seleção vem sendo feita por contratos de patrocinadores (caso de Kaka e Ronaldinho Gaúcho e até um tempo atrás de Ronaldo) e por empresários que precisam mostrar seus atletas que estão prestes a se transferir de clube (casos como Moraes, ex-Vasco; Jonatan, ex-Flamengo...).
Nem o Dunga, que sempre foi visto como o xerifão, mandão e intransponível consegue resistir as pressões mercadológicas.

Leo Morato disse...

O Afonso sei lá o que é o menor dos absurdos dessa lista.
A começar pelos goleiros, um o próprio Dunga já havia falado que já havia testado demais e que não ficou satisfeito (helton) e o outro nunca foi mais do que mediano e é chamado um mês depois de tomar 7 num jogo só!
O Alex Silva é um ótimo zagueiro, concordo que ele seja selecionável, mas o Miranda é melhor, muito melhor.
O Edmilson só tem nome, mas também não é o maior dos absurdos...
O Jô não tem nem como comentar, faria uma lista de no mínimo 15 atacantes que merecem a seleção mais do que ele.
O Afonso não sei das quantas, se vc for ver, até mereceria uma chance, afinal o campeonato holandês tem muito menos rodadas que o brasileiro e ele fez muito mais do que o maior dos recordistas da artilharia do brasileirão. Ta certo que nos últimos 12 anos, o artilheiro do brasileiro não foi chamado pela seleção, mas tb os técnicos eram outros... O estranho é q o tal do Afonso ta pra se transferir pra Inglaterra... Sei não, são as leis de mercado.

Leo Morato disse...

Bom, mas de qualquer jeito, to fôda-se pra seleção, ela não é mais brasileira em nenhum sentido. Pelo menos se pegassem o dinheiro dos amistosos e investissem na estrutura do futebol, principalmente feminino, até torceria mais por mais amistosos, mas os caras não jogam aqui e os jogadores não são daqui, então não to nem aí, pode tomar de 25 a 0 da Turquia e mais 34 da Inglaterra com o Dunga usando uma camisa verde limão com listras roxas que eu não ligo a mínima!

Mestre de obras disse...

Eu achei ridículo essa e outras convocações do Dunga. Ele está convocando jogadores que não tem nenhuma condição de vestir a camisa da seleção, ou será que Carlinhos, Jô e Doni são dignos da amarelinha?
Ja foi a época onde só os melhores iam pra seleção, época em que uma convocação era motivo de festa.
Agora uma coisa que eu não entendo, pq o Dunga não convoca o Liedson? Será que o empresário dele não tão bom quanto os dos jogadores já citados?

Leo Morato disse...

Nem se o empresário do Liédson fosse a Madona eu não o convocaria!

Pierrot le fou disse...

Desculpem a minha intromissão, ainda mais eu sendo um leigo... mas para mim Marcelinho Paraíba merecia estar nesse seleção! uhauhauhauhauha

Pierrot le fou disse...

Agora falando sério, não conheço o futebol do Jô (embora esteja sendo informado q ele está melhor q o Vágner Love) e do Alfonso. Bem, Doni já é um mito, mesmo não tendo acompanhado a carreira dele no Corinthians e no Santos, sei das suas histórias e dos seus feitos (ou melhor, seus desfeitos e defeitos).
Agora, eu acho válido levar uns dois ou três jogadores para a Copa América com o intuito de prepará-los para as Olimpíadas, só para eles sentirem o que é participar de um torneio pela seleção. Fico até com receio de falar isso, pois o Felipe vai me acusar de ter defendido essa convocação de jogadores com idade olímpica por ter jogadores do São Paulo envolvidos (além dele, o Ilsinho estava na lista passada). Mas tudo bem... haahah